Entrevista com o Diretor da “Escuela de Fútbol Fememino Barrio Sur”, que virá de Punta Arenas, Chile, para a BA Cup 2013!

8 May

1) Olá, José, boa tarde! Estamos muito felizes que tenham confirmado a participação na BA Cup 2013. Qual o objetivo da “Escuela Barrio Sur”?

Primeiramente, também estamos felizes de poder participar do torneio, será uma experiência maravilhosa para nossas garotas.
A “Escuela de Fútbol Femenino Barrio Sur” foi criada para dar um espaço para as garotas que quisessem se aproximar do esporte através do futebol, condicionada a um compromisso permanente delas em relação à participação e ao companheirismo. Já constituídos como um grupo formal, foi definido como objetivo do nosso clube “entregar valores, esporte e futebol, de tipo competitivo, recreativo e de ação social e cultural.”

2) Como caraterizaria sua equipe? Quais são seus principais pontos fortes?

Antes de tudo se busca ter uma equipe de amigas. No sentido de que a cada garota que chega, se abrem as portas e os braços, a integram e a fazem de sentir bem.
Isso se traduz em campo com o um jogo coletivo, onde primamos pelos gritos de apoio antes dos de reprovação.
Também é uma característica especial das meninas querer treinar em qualquer condição climática, mesmo que seja de muito frio no inverno.

3) Como diretor do Barrio Sur, quais suas expectativas para o torneio BA Cup 2013? E quais são as expectativas das jogadoras?

No âmbito esportivo e competitivo queremos representar da melhor forma nossa cidade, região e país, logo as expectativas são as melhores.
O mais importante é que as garotas se preparem bem e se esforcem ao máximo em campo. É preciso enfrentar da melhor maneira cada partida para que se possa chegar o mais alto possível.
No social, queremos ser uma equipe que deixe marcas, que conhece a dificuldade e a beleza que é viver em zonas extremas do mundo. Desejamos ser embaixadores da nossa região. Esperamos conhecer jogadores e jogadoras do resto mundo para, por sua vez, conhecer suas experiências também.

4) É a primeira vez que suas jogadoras irão sair do país?

Nós que vivemos no sul do Chile temos a oportunidade de sair em viagens familiares principalmente ao sul da Argentina, já que nessa zona austral as cidades estão bastante integradas, como Punta Arenas (do Chile) com Río Gallegos, Río Grande e Río Turbio (na Argentina). Além disso, quando vamos por terra até a zona central do Chile, passamos grande parte da viagem pela Argentina, o que pessoalmente tem sido sempre uma boa experiência. Sempre fomos muito bem tratados.

5) É a primeira vez que as garotas participarão de um torneio internacional?

Algumas garotas tiveram a oportunidade de jogar um quadrangular em Río Gallegos alguns anos atrás, mas como equipe é a primeira vez que saímos do país e a primeira vez que vamos participar de um torneio tão grande.

6) Considerando que vocês vêm de Punta Arenas, uma das cidades mais ao sul do mundo onde faz frio durante todo o ano e vem chegando o inverno, como estão se preparando para o torneio neste momento?

Sim, as condições para treinar às vezes são muito adversas mas as meninas são muito animadas e sempre querem trabalhar. Em geral, na nossa região o clima dificulta atividades ao ar livre, porém se vivêssemos à espera de que as condições melhorem não poderíamos fazer nada. Por isso as garotas estão acostumadas a ter o frio, o vento e a neve como uma parte a mais da paisagem em que vivemos.
Nos meses de inverno que se aproximam seguiremos treinando ao ar livre, salvo condições de muita neve ou chuva forte. Nestes casos seremos obrigados a treinar em uma academia.
Não tem frio que não se possa superar com uma boa sessão de esporte e um chocolate quente.

7)Treinam em lugares fechados no inverno? E quando neva?

Quando a neve é fina e não se acumula no campo, não há problema em seguir os treinamentos ao ar livre.
Nos disponibilizam um campo de gramado sintético todos os sábados às 9 da manhã, não podemos perder a oportunidade de usá-la. A não ser que a administração do campo decida fechá-la para seu cuidado. Assim deixamos de treinar e vamos a uma academia.

8) Algo que queira nos contar sobre sua equipe?

A “Escuela de Fútbol Femenino Barrio Sur” vem trabalhando desde o ano de 2009, mas nos oficializamos recentemente em 2012 através do Município de Punta Arenas. Tentamos ser um espaço que acolha garotas de diversas condições, mas acima de tudo esperamos que as garotas em condições vulneráveis vejam em nós uma oportunidade de encontrar carinho e se distanciar de riscos como álcool e drogas.

Por último, não podemos deixar de agradecer a BA Cup pela consideração enquanto participantes em seu torneio e pelas palavras de apoio que nos enviaram, queremos estar em breve em Buenos Aires para expressar-lhes este sentimento diretamente.
Um forte abraço para vocês e saudações a todos os participantes da BA Cup 2013.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: